A velocidade de carregamento de um site é essencial para um bom desempenho na otimização de busca (SEO).
Em uma pesquisa realizada pela Akamal, junto com a Forrester Consultir, concluiu que 40% dos consumidores não esperam mais do que 3 segundos pelo carregamento de uma página, depois disso, eles abandonam o site.
De acordo com próprio Google, maior motor de busca da atualidade, a velocidade de carregamento é um dos 200 principais fatores de ranqueamento. Então além de prejudicar a experiência do usuário, um site lento também prejudica seu posicionamento na página de resultados.
Outro ponto para ficar atento é o carregamento da página em dispositivos móveis, que por inúmeros motivos acaba sendo mais lento que o normal. Para isso, existe o Framework do Google chamado AMP (Accelerated Mobile Pages), que é uma tecnologia utilizada principalmente para melhorar a velocidade de carregamento de um site em dispositivos móveis.
E se o seu site apresentar lentidão, você pode otimizar imagens, utilizar cache, e até utilizar uma CDN para melhorar a velocidade. Mas se ainda assim o seu site não apresentar uma boa velocidade de carregamento, o problema pode estar no servidor de hospedagem. Confira também nosso artigo sobre 5 maneiras de otimizar a velocidade do seu site.
Contrate um servidor dedicado: o site terá um servidor exclusivo, diferente de um servidor compartilhado onde é distribuído para vários sites. Apesar de um melhor desempenho, o valor de um servidor dedicado também é bem maior, então cabe avaliar a situação, se é o melhor para a empresa.
De acordo com o Google, a velocidade média de um site é de 3 segundos. Porém, na realidade nacional, um e-commerce com velocidade média de 7-8 segundos é ideal para ter um bom ranqueamento. Sites com velocidade superior a 10 segundos acabam sendo impactados negativamente.
E como eu faço pra medir a velocidade do meu site?
Recomendamos 2 ferramentas para fazer isso:
PageSpeed Insights: uma ferramenta do próprio Google para medir a velocidade de carregamento do seu site.
GTMetrix: uma outra ferramenta para medir o desempenho do seu site, que oferece algumas métricas extras além da ferramenta do Google.
Por fim, ressaltamos a importância da velocidade de carregamento. Seguindo essas dicas, as chances de um site crescer em SEO são cada vez maiores.